quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vantagens e Desvantagens de Um Curso em EaD



Assim, como qualquer conceito e metodologia existente, a Educação a Distância possui suas vantagens e desvantagens. Porém, para apontá-las é necessário deixar de lado vários preconceitos e saber como funciona esta modalidade de educação, além de conhecer o público alvo a quem se destina, pois, o que pode ser considerado como um fator negativo ou positivo para um determinado estudante, para outro pode não ter relevância alguma.
Tratando-se de vantagens, o que é tido como unanimidade é a questão da flexibilidade. Poder escolher e ajustar as horas de estudo conforme as necessidades em um mundo tão globalizado e corrido como tem-se hoje, é uma das melhores particularidades que um curso em EaD pode oferecer.
Outra questão muito importante a favor de um curso a distância é sobre sua facilidade quanto a localização, ou seja, em qualquer lugar ( desde que tenha o equipamento necessário e acesso a internet) é possível dar prosseguimento aos estudos e atividades requeridas. Dentre todos os benefícios dessa modalidade, esse é o fator que mais lhe confere o status de colaborador com a democratização da educação, pois não limita sua oferta apenas aos grandes centros urbanos do país.
Acerca das desvantagens, percebe-se que a maioria delas está mais vinculadas a mitos, preconceitos e falta de conhecimento sobre a metodologia da EaD do que à realidade e argumentos válidos. Quem nunca fez um curso a distância, normalmente afirmará que estudar numa metodologia mais tradicional é melhor, sem sequer conhecer como funciona a outra parte.
Hoje, graças a tecnologia, as diferenças entre EaD e presencial estão cada vez mais imperceptíveis. Até a questão do ambiente de sala de aula, característica do ensino tradicional, é emulada com o uso de recursos como a videoconferência. Então a desculpa de que um método é melhor do que o outro porque se tem um professor para explicar o conteúdo e sanar as dúvidas existentes em tempo real já não é mais cabível, pois em ambas metodologias isso é possível.
Por isso, acredito que as desvantagens da educação a distância variam de aluno para aluno, sendo o fator primordial para isso as habilidades e competências características do estudante em questão que o ajudam na obtenção de conhecimento. Se ele é imersivo, tem facilidade em operar o computador e utilizar programas, é autônomo, entre outras características, para ele a EaD só terá vantagens. Já se for uma pessoa mais auditiva, que prima pela exposição de um tema (pessoalmente, e não por vídeo) e sente-se mais seguro tendo alguém para auxiliá-lo na execução de atividades, verá o e-learning com uma metodologia ineficaz.
Sendo assim, permanecem poucas reais desvantagens da educação a distância. A principal delas talvez seja o nível de formação do corpo docente, que é visivelmente inferior (não no sentido de qualidade, mas sim em nível acadêmico) e menos exigido e fiscalizado do que na modalidade presencial. A resolução desse problema cabe unicamente à entidade educacional, que deve investir e valorizar seus cursos a distância a medida em que contrata formadores e tutores com grau acadêmico elevado dentro da área de formação em questão. Creio que isso seria mais benéfico para a instituição do que para os alunos, pois seus cursos seriam vistos de forma mais otimista, o que aumentaria a oferta/procura e diminuiria o preconceito de profissionais formados nessa modalidade.
Outra desvantagem que cito (mesmo que o material apresente como mito) é a alta evasão dos cursos em EaD. Como tutor, encaro que, para cursos gratuitos e de extrema qualidade, oferecidos por entidades públicas e federais, o abandono é muito grande e inaceitável. A solução para isso está na seleção. Se ela fosse melhor, buscando identificar os alunos realmente interessados e que possuíssem as habilidades e competências para acompanhá-lo, penso que a evasão seria quase nula.
Por fim, ressalto que a tendência da educação a distância é crescer cada vez mais, ao passo da evolução da tecnologia e a quebra de preconceitos sobre o e-learning, graças as avaliações que cursos dessa modalidade estão sendo submetidos para comparação com cursos tradicionais, onde, na maioria das vezes, sai vencedor, o que atrai o olhar interessado do mercado de trabalho sobre profissionais oriundos dessa tipo de formação.