quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Texto do meu amigo, Prof. Ms. Leonardo Dallacqua de Carvalho, referente ao programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" do SBT.


Não é de hoje que a Mídia brasileira se apóia em programas de emissoras internacionais para criarem seus programas e suas versões. Foi assim com o fatídico BBB, Dança dos Famosos e tantos outros que demoraria um bom tempo para listá-los. Não foi diferente com "O maior Brasileiro de Todos os Tempos", atração do SBT. Um programa onde a população listaria os seus representantes mais importantes para a história do país. O formato na Inglaterra rendeu o título a Churchill, na Itália a Da Vince e na África do Sul a Mandela. Até aí nada de anormal. Mas já viram a lista do Brasil dos principais indicados? Disponível no link que deixarei no final dessa postagem é possível notar a classificação do 100º ao 13º.
Os voto contabilizados dos que se atrelaram a essa pesquisa, apontam Neymar como 20º brasileiro de todos os tempos, na frente de expoentes como D. Pedro II, Tancredo Neves, Monteiro Lobato, Drummond, Carlos Chagas, e outros que nem constam nessa lista.

Mais curioso é o nome do Ladrão Edir Macedo na posição 13º, o câncer Malafaia na 25º e Valdemiro Santiago na 36º. O que esses homens fizeram à população além de extorquir oprimidos emocionalmente, se apropriando da religião como apoio para enriquecer? São uns dos maiores brasileiros de todos os tempos? Obviamente não, mas para os lacaios que acreditam em alguma santidade fictícia nesses homens, provavelmente vão se desesperar se lerem algo do tipo.

Rodrigo Faro em 39º, Xuxa em 40º, Padre Marcelo Rossi (sim, aquele que faz shows musicais), Dedé do Vasco em 63º, Cláudia Leite em 75º, Datena em 81º, Ronaldinho Gaúcho em 82º (o mesmo que já ganhou a medalha Machado de Assis por...?) , Joelma em 83º, enfim...
Minhas conclusões são previsíveis. Um povo que considera como ídolos somente os que foram seus contemporâneos. Um povo com um grau bem pequeno de conhecimentos históricos, carentes de heróis nacionais.
Um povo que prefere colocar o fanatismo inquisitório das religiões acima de homens realmente de bem como Zumbi, Chico Mendes, e tantos outros.
Votações tristes de fãs de bandas em um programa que apesar de show da televisão brasileira carrega uma forte conotação de heróis nacionais. Sei que é pedir muito considerarem isso como algo sério, e realmente não é. Mas isso é nada mais que um gráfico, de que a educação brasileira continua como último plano para todas as ramificações sociais.
Obviamente essa minha constatação cerne aqueles que votaram nesse programa. Mas é compreensível, e se alguém falar que está surpreso com isso, é porque não vive no Brasil. Afinal, Ame-o ou deixe-o...
Tenho até medo de ver o resultado dessa seleção.


http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário